Uma clínica que há 60 anos faz Lagos sorrir.

Ortodontia

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária relacionada com o diagnóstico, prevenção e correcção dos maus posicionamentos dentários, má oclusão (articulação dos dentes inferiores com os superiores) e das más formações dos maxilares. Evita complicações que podem estar na origem de dor de cabeça, face, ouvidos, e limitações na abertura da boca.

Embora, a maioria das pessoas recorra à ortodontia por uma razão estética e, esta seja muito importante, a ortodontia ajuda a prevenir outros problemas, tais como melhorar a mastigação e permitir fazer uma melhor higiene oral.

Normalmente associada a jovens, cada vez mais adultos recorrem à ortodontia com resultados muito satisfatórios, quer estéticos, quer na melhoria da higiene oral oferecendo ao Paciente uma maior longevidade da reabilitação efectuada.

 

 

Perguntas frequentes:

 

Qual é a idade adequada para ir a uma consulta de ortodontia?

Sete/oito anos de idade é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite diagnosticar e planear qual a melhor altura, para intervir nos pacientes que necessitem de tratamento ortodôntico. A maioria das más oclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento.

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival devido à maior dificuldade de fazer a correcta higiene aos dentes, por não estarem bem alinhados. Dentes protruídos (dentes projectados para a frente) são mais susceptíveis a traumas e fracturas. Dentes desalinhados ou uma face afectada pela má oclusão podem prejudicar a auto-estima da pessoa. Dores musculares na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à não realização de tratamento ortodôntico.

 

Actualmente existem soluções cada vez mais sofisticadas, como por exemplo a ortodontia lingual, vulgarmente conhecida por “aparelho invisível”. Este aparelho é colocado na superfície interior dos dentes ficando, desta forma invisível. 

O tipo de ortodontia a utilizar em cada caso será explicado pelo nosso Ortodontista e acordado com o Paciente.

 

ortodontia_antes.jpg ortodontia_depois.jpg
Antes Depois